domingo, 8 de agosto de 2010

Procuram-se

     Procuram-se dois filmes muito especiais: Crossing, do realizador sul-coreano Kim Tae-gyun;  Sad Dream de Kim Ki-Duk.
     Longe das luzes de Hollywood, das produções milionárias, dos efeitos especiais exagerados e filmes 3D, há um mundo de cinema escondido. Uma espécie de submundo a que não conseguimos aceder. Pior, muitas vezes os filmes são legendados apenas em inglês. Ficam por explorar filmes notáveis, na maioria das vezes, desprovidos de artíficios e de uma simplicidade apaixonante (Crosssing parece-me ser um desses exemplos).
     Fica nesta linha uma música que diz tudo o resto: Hollywood de Marina and The Diamonds.
     
     Crossing pretende espelhar a vida dos norte-coreanos. Todos os dias neste país são executados seres humanos. Um dos motivos: tentam atravessar a fronteira em busca de um sonho e são capturados pelos militares. Por vezes, são levados para as suas aldeias e executados à frente da sua família, amigos, vizinhos... E esta é uma das formas do regime de Kim Jong II ( também chamado de Líder Supremo, segundo a Constituição da Coreia do Norte) travar a fuga do seu povo, implantar o medo e destruir o sonho. Quem consegue sair, sai com uma certeza: A viagem não tem bilhete de volta.
          
Trailer dos filmes aqui: Crossing e Sad Dream

1 comentário:

  1. É realmente lamentável que estes filmes não cheguem a Portugal... Mais lamentável ainda concebermos um mundo em que seja possível uma criança responsabilizar-se pelo destino de uma mãe moribunda e ter como único sonho um possível reencontro com a família numa outra vida... Quando o sonho é a outra vida, o que nos prende ao mundo real?
    Obriga, Ju, por nos dares a conhecer aquilo que temos medo de encontrar ou sequer procurar!

    ResponderEliminar